ROMILDES DE MEIRELLES / 6º POETA CONVIDADO / MÊS






Para tirar do me peito
este amor que me agonia,
transformo o amor desfeito
nos versos desta poesia.

                                      Foste embora, que maldade!
                                      Eu fiquei na solidão,
                                      com o espinho da saudade
                                      cravado no coração.

  
Saudades
Romildes de Meirelles

Em meu jardim, meu bem, plantei mil flores:
plantei tulipas, lírios, dálias, rosas,
narcisos, goivas, zínias e mimosas;
plantei saudades, cravos multicores.

Plantei begônias, íxias de mil cores,
flores alegres, vivas, perfumosas.
outras tenras e frágeis, melindrosas
de cores tristes, outras incolores.

Por entre as flores que plantei na vida,
eu te confesso, descobri querida,
a mais sublime e pura das verdades:

se tu partires dou-te linda rosa,
pois, entre as flores, ela é a mais formosa;
e a sós comigo... ficarão saudades.


Essa Mulher
Romildes de Meirelles

Essa mulher que eu vejo diariamente,
às vezes cedo no raiar do dia,
outras à tarde no tocar plangente
do sino anunciando a Ave-maria,

Essa mulher que eu amo loucamente,
transforma o meu viver numa alegria,
faz o tempo correr rapidamente
sempre que está em minha companhia.

Quando sorri, meu coração se inflama
só de pensar: Essa é a mulher que me ama
e será todo meu seu coração.

E vou seguindo-a quando tenho ensejos,
unicamente para pôr meus beijos
nos passos que ela deixa pelo chão.


A Mulher
Romildes de Meirelles

Faça-se a luz!... e a luz foi feita. Deus
começava a criar o nosso mundo,
iluminando a escuridão dos céus.
Depois criou a terra, o mar profundo,

De ondas mansas e rudes escarcéus;
fez plantas, animais, solo fecundo
e tudo foi seguindo os planos Seus.
Criou depois belo jardim, jucundo,

E nele colocou a derradeira
obra o Homem. Porém a verdadeira
e final obra-prima, sem qualquer

erro, a mais doce, a mais suave e pura,
símbolo da renúncia, da ternura
e do amor, foi moldada na MULHER.


               Para pintar-te eu preciso
               usar com muita atenção
               as cores do paraíso
               com as tintas da paixão.

Quando te vi tão radiosa,
sorrindo cm tal meiguice,
pensei no riso da rosa
se acaso a rosa sorrisse.


Em Um Jardim
Romildes de Meirelles

Num florido jardim te vi um dia
entre cravos e rosas multicores,
eras mais uma flor entre outras flores,
a mais cheia de graça e louçania.

Emanava de ti tanta magia
Que te seguiam lindos beija-flores,
procurando em teus lábios sedutores
este licor divino que inebria.

Encontraste pequena flor agreste,
descuidosa, sorrindo tu a colheste,
aspirando-lhe o pálido perfume.

Mas as flores, também, são invejosas,
pendendo em suas hastes, vi mil rosas,
esmaecendo tristíssimas de ciúme.


Não Me Perguntes
Romildes de Meirelles

Não me perguntes porque eu sofro tanto,
porque me sinto triste desprezado,
porque trago no olhar hoje apagado,
do amor, o fogo, pelo amargo pranto.

Não me perguntes porque eu sofro tanto,
porque me encontro só e abandonado,
porque maldigo este terrível fado
de desejar-te assim. Sofro!... No entanto,

sofro somente por amar demais,
guardando dentro ao peito estes meus ais,
sem nada revelar do meu sofrer.

Não me perguntes porque eu amo tanto,
porque dedico amor tão puro e santo
a ti, mulher, se não te posso ter!...


Quando te vi, que alegria!
do escuro fiz claridade,
da tristeza eu fiz poesia,
fiz da dor felicidade.

Qual um mendigo que chora,
meu coração sofredor,
batendo à tua porta, implora
umas migalhas de amor!


Coração Mendigo
Romildes de Meirelles

De porta em porta, mendigando o pão,
sobras, migalhas, pálido mendigo
arrasta os passos trôpegos no chão
em busca de alimento, paz e abrigo.

Assim, também, meu triste coração
falto de amor, sem ter um ombro amigo,
sem paz, afeto, sonhos ou ilusão,
sua dor foi carpindo ao desabrigo.

Em cada peito ele buscou calor
em cada coração, buscou o amor,
mas só colheu amores infiéis.

Hoje, alquebrado por seu padecer,
vem rastejante e humilde recolher
os sobejos de amor junto aos teus pés.


Um Lindo Sonho
Romildes de Meirelles

Foi só um sonho, um sonho encantador...
A noite estava estranhamente fria.
Na prateada luz da lua havia
doces eflúvios de um suave amor.

Vinha da brisa um pálido rumor...
Todo o jardim, em volta, resplendia...
E vi como num passe de magia
teu belo vulto de menina em flor.

À tua passagem, rosas se curvavam...
Lírios, tulipas logo se dobravam,
murchavam violetas e verbenas.

Numa louca paixão tomei-te aos braços,
beijei-te a boca entre milhões de abraços.
... Foi apenas um sonho, um sonho apenas!


Basta Meu Canto
Romildes de Meirelles

Que ninguém mais exalte a formosura
do teu olhar e dos cabelos teus;
que ninguém cante a boca onde a ternura
do teu sorriso é dádiva de Deus;

Que ninguém mais exalte a graça pura
dos teus seios, dos olhos cor dos céus,
do teu corpo de helênica escultura,
dos lábios onde bailam beijos meus;

Que ninguém fale mais da natureza
Doce, do gênio ameno e da tristeza
De teus olhos, quando úmidos de pranto.

Que não falem de ti em prosa e verso.
Que acabe a melodia do Universo,
para exaltar-te, fique só meu canto.
  
Para cantar tua beleza,
todo o charme, todo o encanto
que te deu a Natureza,
basta, querida, meu canto.



HELENA


Romildes de Meirelles
(à minha esposa, in memoriam)

O amor que tenho a ti, minha querida,
guardá-lo não consigo no meu peito.
É amor sincero, para toda a vida
e que a nenhuma lei está sujeito.

É a explosão da minha alma embevecida
que se vê neste amor quase perfeito;
são lembranças de vida já vivida,
são sobras da paixão em nosso leito

que fazem te adorar como te adoro;
por isto, quando rezo a Deus, imploro
para que Ele guarde amor tão verdadeiro.

É tão grande este amor que te dedico
que pra guardá-lo, imaginando eu fico,
é pequeno até mesmo o mundo inteiro.


Trovas para Helena
(in memoriam)

Ela deu-me o amor mais puro,
sempre foi minha guarida,
era meu porto seguro,
foi a luz da minha vida.

               Fiquei qual barco à deriva,
                qual cego que não tem guia,
                mas quando Helena era viva,
          eu era um cego que via.


 Depois de Ti
Romildes de Meirelles

Depois de ti o caos, o fim, o nada!...
Todo o universo não fará sentido...
só o desamor, o tédio e a solidão
existirão no mundo corrompido.

As flores sem perfume murcharão,
não haverá mais pássaros cantores,
só abutres e corvos voarão
no mundo, então, repleto só de horrores!...

Depois de ti o mar não deixará
na areia o seu rendado véu de espumas...
Os rios parados...; mortas as cascatas...
e a terra sempre envolta em densas brumas.

Depois de ti a noite negra e triste
não mais verá o brilho do luar...
estrelas apagadas no infinito
quebrarão a harmonia milenar!...

Depois de ti jamais verei alguém,
somente sombras... sombras... e mais nada!
no coração a mágoa, a angústia e a dor...
depois de ti - minh'alma amargurada. 

Depois de ti, meu mundo ruirá,
depois de ti, o amor não mais existe,
e, no silêncio em noites tenebrosas,
se ouvirão versos deste bardo triste!...

Depois de ti, no peito angustiado
algo haverá maior do que o Universo,
algo tão grande, e puro, e tão sublime,
que não posso cantar neste meu verso.

Algo maior que a Lua, e a Terra, e o Sol,
maior que o céu em sua imensidade;
depois de ti, meu bem, dentro em meu peito
terei a dor imensa da saudade. 




UM BLOG DE ROMILDES DE MEIRELLES 
(acesse o link abaixo para ler):

http://romildesdemeirelles.blogspot.com.br/




Saudades e Admiração
Eternas do 
Blogue Expressão Mulher-EM
Rio de Janeiro/RJ, 18 de setembro de 2016.





5 comentários:

  1. Bravo, poeta Romildes de Meirelles!!!
    Rendo-me com emoção ao seu Coração Mendigo e aos seus cabelos prateados adornados por tantas luas que possivelmente ainda nos conduzirá um dia à tantas das suas sabedorias!
    Um abraço bem carinhoso de quem acaba de se tornar sua fiel leitora,
    Èmily Bourdon

    ResponderExcluir
  2. João Roberto Gullino1 de out. de 2012, 23:33:00

    Por mais que o conheçamos, por mais que conheçamos seus trabalhos, sempre há novidades que nos deslumbram e nos emocionam. Que, com o lançamento de seu novo livro - "Entardecer" - no próximo dia 25/10 no Forte de Copacabana, possamos eternizá-lo junto aos grandes bardos da verdadeira poesia, esse estilo de trabalho que lemos e voltamos a ler para melhor gravar seus belos versos e fixarmos em nossa memória pois poesia é uma só - a que nos sensibiliza - o resto... o resto é somente holofotes focados pela mídia. Parabéns à EM pela divulgação de tão belos poemas.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua sala, poeta Romildes de Meirelles. Encontrei dentro dela um menino pequeno, um menino grande e um menino imenso de coisas a transmitir e eu já estou captando!
    Alguns homens percorrem estradas tão longas como as suas e não avistam flores porque os olhos da alma são amargos. Os seus poemas cheiram a jardim e jardim só sobrevive se há amor. Parabéns, meu poeta (se me permite chamá-lo assim), tentarei percorrer minhas estradas com esse amor bonito que aprendi aqui.
    Obrigada por me receber em sua acochegante sala com simplicidade e rica poesia.
    Um abraço carinhoso da Raquel Nonatto

    ResponderExcluir
  4. Retornar a este espaço é como voltar a um lugarejo que nunca se esqueceu pela beleza. Encontrar aqui este poeta de quem eu já ouvira falar ( e muito bem)é respirar magia em dia de festa. E estou festejando aqui, tocada pela sedução com que a poesia me envolve.Canta, poeta, pois a doçura do teu canto
    coloca estrelas no meu céu e cores no meu horizonte. Obrigada.
    Abraços
    Cleide

    ResponderExcluir
  5. Fizze S. Hernandez4 de out. de 2012, 12:05:00

    Parabéns, poeta Romildes de Meirelles, enxergar a imensidão da mulher é fazê-la ainda maior! Belos são seus poemas, bela é a sua alma!
    Abraços fraternos,
    Fizze

    ResponderExcluir

Web Statistics