HUMBERTO RODRIGUES NETO (4º Poeta Convidado)





HUMBERTO RODRIGUES NETO (HUMBERTO-POETA)
(11-11-1935, Lapa, São Paulo/SP - 04-06-2017, São Paulo/SP)

A admiração, o aplauso e a saudade eterna do


(Blogue Expressão Mulher-EM)
Rio de Janeiro/RJ, 04 de junho de 2017.


Quando me foi apresentado o “Expressão Mulher”, tive a oportunidade de registrar mais demoradamente, no livro de visitas, a forte impressão que me causara tão simpático e expressivo blog, magistralmente preparado por Ilka Vieira e Regina Coeli, como uma tribuna livre de valorização da mulher intelectual em todos os ramos da atividade humana. E esse evento foi oportuníssimo, mormente numa época em que uma série apreciável de mulheres ainda sofre toda sorte de humilhações e menosprezo por parte daqueles que, na contramão do progresso,ainda persistem em subestimar as suas inegáveis qualidades intelectuais. Parabéns, sim, parabéns à Ilka e à Regina por este memorável e oportuníssimo evento.


Mulher
Humberto Rodrigues Neto


Eu creio, isento de engano,
me orgulho, vibro, me ufano
e aposto com quem quiser
que toda data é importante,
mas delas a mais galante
a mais linda e mais marcante
é mesmo o “Dia da Mulher”!

Mãe, irmã, esposa e amante,
quem não se curva diante
da sua cultura e valor?
E ao ser o tudo de um nada,
ela é um misto de anjo e fada,
mescla de noite e alvorada,
fusão de estrela e de flor!

Cabelos vestindo os ombros,
flor a se abrir entre escombros,
lábios rindo em rosicler...
Tudo nelas é formoso,
seu sorriso é tão charmoso
que até Deus anda orgulhoso
por ter criado a Mulher!


Minha Casa
Humberto Rodrigues Neto

 
A minha casa eu adoro,
pois tem tudo o que me baste;
no jardim vejo e namoro
duas rosas na mesma haste!

Quando no meu micro canso
os dois olhos já purpúreos,
na lavanderia os lanço
nas samambaias e antúrios

Na horta a toalha liberto
das migalhas que em  si traz,
e ali fica o campo aberto
aos bem-te-vis e sabiás!


No domingo, um dia de gala,
dou à casa novas cores,
da feira trago, e na sala
coloco um vaso de flores.


Mesmo assim vejo tristeza
na casa que eu gosto tanto...
pressinto nela a frieza
de algum vago desencanto...


E por senti-la algo triste,
me disponho a interpelá-la
se alguma coisa ainda existe
com que eu consiga enfeitá-la.


É então que adivinho nela
aquilo que há tanto quer:
que eu traga outra vez pra ela
um sorriso de mulher!


Cântaro
Humberto Rodrigues Neto


Com que amor a campônia vai, cedinho,
com o jarro à fonte, a enchê-lo de água pura!
E volta, e a distribui, toda candura,
aos seus, na paz tranquila de um ranchinho.

Faz do exemplo trivial dessa figura
um rumo a palmilhar no teu caminho;
em ânfora de amor, não de água ou vinho,
converte essa tua alma  hoje insegura.

Nos vácuos desse cântaro, hoje frios,
despeja o bem que possas e vê quanto
é lindo o amor sem pompas e atavios!

Que o amor que dele vertas seja tanto,
que dê pra encher mil cálices vazios
de amargos corações em desencanto!


Às Formatadoras
Humberto Rodrigues Neto


Ela analisa e sente o belo tema
e os versos vai gravando na lembrança
atenta ao estro que o poeta lança
nos meandros que tece em seu poema.

Mil filigranas a um fio d’ouro trança
e ausculta a nota de um sutil fonema;
mistura a cor ao som, compondo um esquema
que guarde com o texto semelhança.


Por ser-lhes a arte um vício, quase um ópio,
fazem da mente seu calidoscópio,
quais belas fadas de paleta em punho!


Sem os floreios que essas musas criam,
nossos poemas jamais passariam
dos bisonhos rabiscos de um rascunho!



Confidências de Um Coração
Humberto Rodrigues Neto

 
Não se perca quem ande no meu rumo
e muito menos tu, minha querida;
mas não tentes mudar a minha vida,
nem verticalizar meu torto prumo.

O inclinar-te a uma ação mais atrevida
está nos sentimentos que eu assumo
e nunca na razão, pois não costumo
tomá-la por parâmetro ou medida.

És tu quem forças-me pra te acenar
com os falsos ouropéis de um vão sonhar
e os fátuos brilhos de um amor qualquer.

Assim, não me é possível compreender
que anseios moram no febril bater
do inquieto coração de uma mulher!


Maria das Flores
Humberto Rodrigues Neto


A orquídea que um dia foi na mocidade
em tempos de fastígio e de ventura,
Maria ainda conserva com amargura
no cofre imorredouro da saudade.


Do lírio, então em plena formosura,
guarda apenas na mente a suavidade;
hoje tímida violeta fê-la a idade,
ou um miosótis sem viço e sem candura.


Maria agora traz o olhar vermelho
das lágrimas choradas frente ao espelho,
ante um rosto que franze e se esfacela!


Pranto de perda da falaz vaidade,
tributo amargo da fatalidade
de um dia ter sido tão formosa e bela!



Saudade...
Humberto Rodrigues Neto

(a minha esposa, in memoriam)

Teu desencarne fez-me descontente,
com a alma e o coração sempre em quebranto;
do nosso lar foi embora o antigo encanto 
que tu levaste assim... tão de repente!

Do alto onde estás podes sentir o quanto
por ti pranteio ao te sentir ausente,
e nada existe que tão fortemente
me incline à solidão e ao desencanto!

Não mais teus lábios, nem os teus abraços
tentei buscar noutros alheios braços,
preso à paixão que só por ti nutria!

E hoje vergado a esta infelicidade,
a Dor se fez a esposa do meu dia,
e à noite faço amor com a Saudade!



Até um Dia, Olga!
Humberto Rodrigues Neto

(homenagem à Olga Kapatti, por ocasião de seu falecimento)

Não deixemos que o pranto nos apene
pela poetisa que de nós se afasta,
porquanto a sua poesia pura e casta
Deus quis levar para a mansão solene!

Que esta saudade que hoje nos devasta
não doa em nós como algo tão perene;
pois a alma passa pela morte, indene,
só a carne morre quando enferma ou gasta!

Se em vida a Olga só pisou espinhos,
colhe hoje as rosas lá na imensidade
entre aleias de angélicos caminhos!

Mesmo vendo-a feliz na eternidade,
quão tristonho é lembrarmos seus carinhos
e sufocar no peito esta saudade!


Resposta
Humberto Rodrigues Neto

(homenagem num excerto de um dueto dirigido à Eire – Rosa Lucas)

Esse chamar-me de teu mestre sem o ser
é o que me deixa assim feliz e venturoso,
haurindo rimas de um soneto tão garboso
como esse agora, que te deste a me escrever.

É uma delícia o teu poema... é quase um gozo
ter ante os olhos tais momentos de prazer;
é ter comigo esse tiquinho do teu ser
pulsando vivo num poema tão charmoso!

Das tuas palavras não descreio nem de leve,
e delas faço o meu fanal, “Eire”, porquanto
vem da tua alma o que a tua mão gentil me escreve!

E quando o leio, embevecido em pleno encanto,
sinto invadir-me aquele enleio bom e breve,
qual se estivesse, as Escrituras, lendo um santo!


Desfecho
Humberto Rodrigues Neto


Sei que é preciso, deste amor suspeito,
esperar dias hibernais, tristonhos,
e estar consciente de cruciais, medonhos
e atros suplícios a ferir-me o peito!

Sim, é preciso que eu, a teu respeito,
não borde anseios por demais risonhos,
nem ponha em altos pedestais meus sonhos,
nem sonhe o Éden no teu níveo leito!

Se houver o adeus final de um sonho ardente,
que eu me acostume a não te ver jamais
e viva apenas de um idílio ausente...

Fins de romance... Tão comuns e iguais...
a flor-mulher que amamos loucamente,
que um dia nos deixa... E que não volta mais!
 








E-books de Humberto Rodrigues Neto
(parte bastante expressiva de sua obra poética)

Para baixar o e-book, clique no link
Fonte idônea/ausência de vírus - CONFIE!
Se houver algum aviso de "perigo", insista: escolha "AÇÕES" e "EXECUTE ASSIM MESMO". Aguarde um pouquinho enquanto o e-book é baixado.                                 
                                 Expressão Mulher-EM
________________




Realização: Editora Olga Kapatti






Realização: Teka Nascimento / Arte e Poesia





DUETOS EM SONETOS:

Humberto Rodrigues Neto & Regina Coeli Rebelo Rocha



Realização: Drica Del Nero Virtual Bookstore (2008)




Realização: Anna Müller / Canto da Poesia (2010)









Realização: Anna Müller/Canto da Poesia (2011)








DUETOS

Humberto Rodrigues Neto (Humberto - Poeta)
&
Regina Coeli Rebelo Rocha (Regina Coeli)



Realização: Anna Müller / Ilka Vieira / Regina Coeli
 (2012)






3 comentários:

  1. Meninas, Ilka e Regina, parabéns pela escolha da 4ª atualização.
    Humberto não poderia faltar neste espaço!
    Humberto, poeta e amigo querido, parabéns por mais esta conquista e obrigada por nos presentear com os seus lindos poemas que são de primeiríssima classe.
    Com carinho
    Sandra LC Perazzo

    ResponderExcluir
  2. Humberto, que prazer conhecer este espaço! Adoro ler seus poemas,tão cheios de lirismo! Hoje, particularmente, vou elogiar mais o dedicado aos formatadores, que tão bem vestem nossos versos. Abaixo, a estrofe de outro poema que descreve tão bem sua personalidade de homem carinhoso, mas independente, forte e dono de sua vontade. Adorei! Beijos mil.
    "Não se perca quem ande no meu rumo
    e muito menos tu, minha querida;
    mas não tentes mudar a minha vida,
    nem verticalizar meu torto prumo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humberto Rodrigues Neto4 de set. de 2012, 19:30:00

      Ilze: Jamais conseguirás dimensionar minha alegria ao vislumbrar, na página com que este blog me presenteou, elogios tão carinhosos à minha pessoa! Mesmo sabendo que a fidalguia e a elegância de maneiras são atributos que já fazem parte do teu modo de ser, confesso que me surpreendi ao ler algo tão bem redigido e tão intensamente afetuoso. Meu sincero reconhecimento por tão belas palavras.

      Humberto-Poeta

      Excluir

Web Statistics