GILIA GERLING




























RETRATO
Gilia GerlinG

Meu tempo está correndo
Meu chão endurecendo
Meu sonho nebulando
Minha força enfraquecendo
Suaves são as noites,
até que o dia vem
e o som da calmaria,
esvái-se em agonia.
Quero mais fé,
quero mais cor,
quero mais eu, dentro de mim.
Quero que o instante não dure tão pouco.
Quero do eterno um instante de paz.



MANHÃS EM PRECE
Gilia GerlinG

Momentos mágicos, as manhãs.
Mágicas manhãs, quando momentos.
Momentos de mágicas, as manhãs.

Tudo é possível, plausível, fictício ou real.

Importa é amanhecer dentro do dentro nde nós.
Amanhecer para os olhos no espelho.
Importa é amanhecer a cada minuto.
Fazer das manhãs eterrnas primaveras em pleno inverno.
Amar as manhãs como se ama a chegada de um grande amor.
Anoitecer as manhãs com as mais belas estrelas visíveris..
Amanhecer as noites com o sol que aquece feito ternura.

Amanhecer amanhã?
- Nunca!
Amanhecer hoje,
agora e sempre.
amém!


PROCURA-SE
Gilia GerlinG

Procuro uma janela sem grades
mas que, mesmo assim,
me proteja das quedas
e dos invasivos patológicos.

Procuro um tempo tranqüilo,
mas que não me imponha
a inércia do buscar.

Procuro buscar,
mas não quero me esvair em pranto
por não achar o que já sei
não existe mais.

Procuro um desenho que não me imponha forma,
mas que não me deixe desprovida
de paredes seguras
e nem da linha do horizonte.


LEGADO DE AMOR
Gilia GerlinG

Leva minha alma contigo e faz que ela dance em ti
Leva minha alma contigo e faz que ela te respire por inteiro
Leva minha alma contigo e faz que ela vibre a tua

E se eu precisar morrer
Não chore por minha alma
Ela estará eternizada em cada pedaço da tua.
E à noite, quando o vento soprar,
será este o meu canto estrelado para te fazer adormecer.

E sonha!
Sonha, meu infinito amor.
Sonha com minha alma leve e tranqüila.
Minha alma serena e descansada com a memória plena
de teu aconchego de sempre.

E ao sol,
reverencia teu mais belo sorriso.
Será este,
o  meu jeito eterno de te aquecer nas horas frias do cotidiano.


DUPLO POEMA PARA UM DESCONHECER
Gilia GerlinG

Desconheço-me, enquanto com dores
- Dores diversas, avessas e indiscretas -

Desconheço-me, enquanto lúcida
- Lucidez enlouquece, frente a cenários e atores constantes –

Desconheço-me, nas manhãs solitárias
- No entanto, optei pelo estar só,
  quando comecei a me desconhecer -   

Desconheço-me quando não choro
- Aprendi tarde, a chorar o verdadeiro pranto –

Desconheço-me, quando constato:
- Tem horas que não são momentos e existem
 momentos que não estão na hora -

Desconheço-me
- Quando sinto que me conheço -


ENCONTRO
Gilia GerlinG

Despida de máscaras
Isenta de armas
Sedenta de voos
Entregue a momentos

É assim que me quero,
quando meu eu disser:
“Vem, vem sem medo,
que a vida é nossa.”


PERDAS
Gilia GerlinG

Difícil
não são as perdas,
mas entendê-las

Difícil
não são as lágrimas,
mas esquecê-las

Difícil
não são as insônias,
mas os dias e as noites

Difícil
não são as dores,
mas senti-las “repetida-mente”

Difícil
não são as forças que faltam,
mas saber de onde elas não vem

Difícil
não são os olhares,
mas o nada ver

Difícil
não são as mortes,
mas sim vivê-las em vida


MOSAICO
Gilia GerlinG

Estava juntando os cacos da minha vida,
quando deparei com pedaços dos meus próprios olhos.

Os pedaços de abraços que não dei surgiam,
lentamente,
dentro de cada lágrima que eu chorava.

E os medos, que quebrei,
estavam ali,
juntos,
empilhados,
num canto qualquer de mim.

Não nego,
fiquei marcada e os cacos ainda fincam.
Mas, agora, o  meu pranto jorra e
o meu sangue é feito de estrelas. 


PRÓLOGO
Gilia GerlinG


"Sentimentos-Tempos" nos fazem mudar.
Transformam cenas,
luzes, brilhos,
amores e dores.

E como num turbilhão,
fundem-se os sonhos e as realidades
que, confusas,
perdem-se e debatem-se,
machucando a alma
feito foice em corpo exposto.

É preciso muito mais que uma esperança
para alimentar o dia.

Ainda assim vivemos, (ou morremos)
de tanto sentir.

CENÁRIOS DE MIM
Gilia GerlinG

O que fazer dos sentimentos petrificados
que se desenham em nossos olhos interiores?

O que fazer da solidão, sempre tão presente,
no tempo do dia e da noite?

E para onde ir e como caminhar, sem medo,
se alguns caminhos se desfazem como vento?
E como aguardar a manhã,
se a noite insiste em não passar?

Não seria agora, então, a hora de aprender?
Aprender a perder a hora?
Aprender a hora de viver a hora,
na plenitude de seus segundos...
ou, simplesmente,
aprender saborear mais
os minutos que nos afrontam com sua velocidade...?

Silêncio em mim...

As perguntas me doem e as respostas também.
As solidões insistem no sentir e
os afetos gritam no olhar.

Então, se é hora, ou não, já não sei.
E se tudo isso é sonho, já não importa.
Importa é a invenção de vida que eu inventar.
É nela, que vou achar um tempo novo para continuar.


SOLIDÃO CONFIADA
Gilia GerlinG

Eu sei de mim, mas tenho medo.
Tenho medo, mas sei de mim.
E porque me sei,
confio nas solidões e nos exílios aos quais me entrego e
que me acolhem.
O maior medo é encontrar nestes porões de mim,
uma réstia de luz que me diga para ficar abrigada
dessas guerras
de olhares e dos combates
nos interiores dos mal amados.

Mas confio na solidão.
Confio, porque nela encontro silêncio.
E é no silêncio que ouço e falo o que mais preciso, posso e quero.
E haverá de brilhar a réstia de luz, sim.
E ao meu lado haverá, quem sabe, uma raiz quase seca precisando de luz.
E minha lágrima de estimação matará a sede da planta esquecida.
Então, tateando o porão de mim, acharei a saída pelos meus próprios olhos.


INVENTAR HORIZONTES
Gilia GerlinG

Inventar horizontes
Única maneira de suportar a possível perda de rumo nestes
mares aflitos que nos ameaçam todas as manhãs

Inventar gaivotas
Única maneira de suportar estas nossas lágrimas
pela dor maior de um céu não azul

Inventar ondas
Única maneira de suportar a calmaria que a lucidez nos obriga

Inventar sol e lua
Única maneira de suportar estes tempos iguais
que nos enlouquecem com suas diferenças

Inventar velas
Única maneira de suportar o espanto dos nossos olhos
refletidos nas águas que acolhem estes restos de naufrágio

Inventar...
Inventar gaivotas, ondas,
velas, sóis e luas.
E sempre, inventar horizontes
E, caso o horizonte nos falhe,
tentar a sobrevivência
e, se ela se negar,
inventar um cais em cada lágrima.


CENAS
Gilia GerlinG

Vemos a vida que queremos,
através de frestas emprestadas e inventadas
no nosso cotidiano real ou imaginário.

Somos frestas, para sonhos de terceiros
enquanto o sol nos empresta seu brilho
e assim, iluminamos almas sedentas de luz.

Somos frestas, para desejos enrustidos
e sentimentos abatidos que apenas
pedem para serem ressuscitados.

Queremos frestas, para melhor ver nosso
próprio rosto que, nem sempre sereno e doce,
reflete a delícia de viver.


SOLUÇÕES
Gilia GerlinG

É preciso ter cabeça de argila
para que se possa caber nas mãos
de quem faz o nosso dia.
Tomar a forma de tudo
sem tomar a forma de nada...

É preciso ter o fio de uma faca
para que se possa
cortar os frutos do tempo,
fazer um suco de sonhos
para engolir realidades...

E, se os limites
te deixarem com fome de voar,
tenta ao menos entender,
voando em teu olhar...

E, se as palavras doces
te proibirem de falar,
canta, fala, dize e crê:
é preciso ser adulto e criança,
para que se possa entender
os contos de fadas;
olhar a bruxa do medo,
sem ter medo de nada...

3 comentários:

  1. Poeta Gilia Gerling, linda prece para as manhãs - MANHÃS EM PRECE! Identifico-me muito com os seus poemas, são notícias de sol em dias de chuva. Abraço-me a tua alma em prece. Raquel Nonatto

    ResponderExcluir
  2. Ai, que lindo o poema Solidão Confiada! Parabéns, poeta Gilia Gerling. Sucesso pra ti.
    Anna Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Querida GIlia, graças ao EM passei a conhecer esse seu lado poeta, amei minha descoberta.
    Bjs,,amiga e que Deus te proteja sempre.
    Tetê

    ResponderExcluir

Web Statistics