THAIS S. FRANCISCO (Brasil)




Ciranda da Vida
Thais S. Francisco (beija-flor)

Em meio ao choro assustado do vir à luz
cheguei menina... Menina Thais,
adentrando nesta Mágica Ciranda,
Ciranda da vida!..

No aconchego do peito materno
acalmei meus soluços, suguei o néctar da vida.
Na segurança dos braços paternos
adormeci tranquila.
O susto passou!..

Cresci menina sapeca,
 vida simples, sem medos,                               
feliz, mil sonhos vivi!.. 
                                    
Nesta ciranda da vida
nas abençoadas oportunidades e dificuldades
muito aprendi, e, sob o bondoso olhar do Senhor
de Quem meus Pais ensinaram a Fé,
já menina moça segui!..

A ciranda da vida
nem sempre favorece às rimas
mas, em versos brancos, poetei meu estar aqui
na poesia do primeiro amor, enlace, filhos amados,
união familiar, obstáculos do dia a dia
vencidos com coragem e perseverança,
sob o olhar do Senhor!..

Hoje, aqui estou, e,nesta Magnífica Ciranda ,
vou colhendo entre tempestades e bonanças
os frutos que plantei:
- Filhos benditos, netos bem-vindos,
trabalho garantindo o pão,
coragem e fé,
fortalecendo a caminhada, nesta Ciranda
em versos outonais, que já deixam nevar os cabelos
mas fortalecem a perseverança,
no recomeçar de cada dia!..

Na Ciranda da Vida
com ou sem rimas, poeto com alegria
a bênção de um novo dia!..


Ah!... Poesia!
Thais S. Francisco (beija-flor)

Ah!... Poesia!...
és minha amiga e companheira
contigo, choro, corro, vôo tal qual um beija-flor
voejando por entre flores em Mágicos Jardins
sorrio, canto, declamo o amor
caminho pela via láctea, escondo-me nas estrelas,
banho-me na luz do Luar, torno-me amante, finjo-me amada...

Ah!... Poesia!...
contigo caminho nas areias brancas, onde o mar
meus pés vem beijar em rendas espumantes...
contigo, fecho os olhos, escuto o marulho inquieto do mar
querendo encontrar a sereia que encanta o pescador
e o faz viver um amor arrebatador!...

Ah!... Poesia!...
a ti, confesso minha dor, saudade, solidão...
revelo-te meus mistérios, meus segredos, meus anseios
na ponta dos dedos, dedilho o amor escondido
te conto da noite de amor, onde dois se fizeram um
deixando no ar, a doce fragrância da vida, vivida, amada!...

Ah!... Poesia!...
amiga e companheira, contigo me faço poeta
te faço minhas confidências até mesmo sem rimas sem métricas
mas, deixo em teus versos, minha essência, meus momentos
onde as lágrimas se tornam pérolas,
o sorriso se torna luz
e a dor, chama-se
AMOR!...


Azul !
Thais S. Francisco  (beija-flor)

Vestida de Azul, chego em silêncio.
Pétala por pétala, me desnudo,
permitindo transparecer quem sou.
Venho enfeitar a tua Primavera,
trazendo, no perfume, a suave fragrância
do reflorescer de uma nova esperança!...

Trago nesta esperança, que,
renasce após longo Inverno,
o momento em que eu possa te receber, e,
docemente, oferecer o néctar do amor e da vida,
neste teu beijo de formoso Beija-flor!...

Sou Flor Azul,
enfeitando Mágico Jardim,
onde borboletas voejam ao meu redor,
enciumadas de ti, meu Beija-flor,
que buscas em mim, o mel do meu Amor!...

Sou Flor Azul,
enfeitiçada pelo teu chilrear
que canta lindas canções de amor,
enquanto sugas do mel, que,
extasiada, pelo teu encanto,
deixo de mim...transbordar!...

És meu Beija-flor!...
Sou tua Flor Azul,
não importando, quantas outras estações
entremeiem nossas Primaveras,
pois teremos sempre,
o Amor a reflorescer,
Em nossos corações!...


Botão de Rosa Que Se Transforma
Thais S. Francisco  (beija-flor)

Botão de rosa que se abre,
suavemente, pétala por pétala,
maciez de cetim, bordas rendilhadas
deixando espargir
doce fragrância no ar...

Perfume de rosa cor de rosa,
menina moça, moça mulher,
tal qual o botão da rosa
abrindo-se ,delicadamente,
e da inocente menina moça
deixa brotar a essência da moça mulher
que já sabe o que quer!...

Essência de vida, que brota com energia
da pele que sente, o amor chegar
querendo transbordar, romper barreiras
inundar vales, encontrar o caminho dos rios
e correr freneticamente para desaguar, no mar...

Mar de amores, desejos, sonhos, loucura..
Mar que recebe o rio, em ondas espumantes
no vai e vem das marés, no encontro do querer
somar, compartilhar, dividir, multiplicar
subtrair da essência, a semente viva..

Semente plantada,
no fremir dos amores,
acolhida, no calor de outra vida
que aconchega, estimula, gera,
espera ansiosa, corpo em transformação,
sonhos no embalo da canção divina
que entoa em melodia,
a criação de nova vida..

Vida que chega
querendo a Luz, querendo o Ar,
buscando acalmar, entre choro, sem lágrimas,
um pequenino coração, que se assusta com a chegada,
num mundo tão diferente, onde os ruídos não são abafados.
são nítidos, agressivos ao seu primeiro ouvir,
seu primeiro sentir, do lado de fora da bolsa,
o coração que bate, já cantando a canção de ninar,
mimando ,no aconchego do peito farto,
essa maravilhosa transformação:

- da microscópica semente, um pequenino botão,
que, tal qual a rosa de bordas rendilhadas,
pétala por pétala foi se abrindo
em maravilhosa transformação chamada: SER!...

S E R,
QUE TRAZ DO AMOR
A  V I D A !...


Melodia Mágica ...
Thais S. Francisco  (beija-flor)

Na Magia da Melodia
que o Universo toca em Sinfonia,
vou seguindo em sonhos bons de se sonhar
buscando entre as estrelas deste meu céu
a ti, amor, encontrar...

Quero tocar teus cabelos
Sentir o calor de tua pele
O pulsar de teu coração
O abraço de teus braços
A estreitar-me em teu peito...

Quero sentir de novo
minha pele se arrepiar,
com o toque suave de tuas carícias,
deixando que se percam em meu corpo
tuas mãos seguindo em minhas curvas...

Quero deixar que me faças amor,
pois te farei também, e,
entre  lânguidos gemidos
deixar que os corpos unos
estremeçam no prazer
deste nosso Amor!...

Na magia desta melodia
o sonho toma conta de mim.
Banho-me no suor que este sonho
desejoso de ti, faz brotar de cada poro meu,
querendo te ter agora...sem demora!...

Vem amor,
vem  fazer parte deste meu sonho.
Sonha comigo, pois
sonho que se sonha junto,
deixa de ser apenas um sonho
para transformar-se em realidade...

Na realidade do intenso desejo
de Amar!..


Ès Minha Inspiração!...
Thais S. Francisco  (beija-flor)

Quando poeto meu verdadeiro Eu,
Poeto- te!... És minha doce inspiração!..
És o Amor que trago n'alma;
A Luz que dá brilho ao meu sorrir,
A Alegria que me dá a razão do viver;
O sonho que se faz realidade!...

Na realidade deste sonhar,
poeto meu Eu,
que já deixou de ser "Eu" para tornar-se "Nós",
pois caminhas ao meu lado,
no sentimento forte do querer,
coroando de flores e brilhos
este caminho que nos resta seguir...

Lado a lado caminhamos;
juntos deixamos voar nossos desejos
e nos lançamos a flutuar no espaço infinito,
entre as nuvens, sob o céu salpicado de estrelas,
delicadamente prateado pela luz do Luar,
emoldurando nosso Amor!!...

Tomo teu coração,
Entrego-te o meu,
Não te farei sofrer...
Não me faças chorar..
Nada serei sem teu Amor...
Nada serei sem poder te Amar!...

No Poema deste meu Viver...
És a Inspiração...
Os Versos...
As Rimas...
O sentimento...
O Amor!!!...

És minha Inspiração!!...


No Vento que Passa...
Thais S. Francisco  (beija-flor)

Eu te escuto no vento que passa,
Te sinto na brisa que acaricia minha pele.
Mas, não consigo entender, onde posso te encontrar.
E, o desejo é intenso em querer te amar...

Na cama fria, vazia de ti,
busco encontrar no sono, o dom de sonhar...sonho.
Neste sonho encontro teu olhar
que me desnuda dos pudores,
te sinto sobre minha pele...

Te amo tanto,
que deste sonho não quero acordar,
pois sei que o vento, pra longe irá te levar.
Teu olhar se dissipará, como nuvem passageira
e o vento...espalhará teu perfume pelo ar...
Foi tudo um sonho bom de sonhar!...

Não sei, onde te encontrar.
Sigo tua voz, no murmúrio que o vento sopra,
mas, o vento rodopia, me entontece...
já não sei, como te procurar
mas sei que muito quero te amar!...


DESPEDIDA
Thais S. Francisco  (beija-flor)

O que eu mais temia da vida,
era o momento da despedida.
Tentei fazer de tudo o mais certo,
para que esse momento
eu nunca sentisse de perto!...

Caminhei, lado a lado,
no mesmo compasso dos teus passos.
Vez ou outra, teus passos se adiantavam aos meus,
mas, ligeira, te alcançava novamente.
Mãos dadas, segurava firme,
para não te perder, quando mais
ligeiro era teu caminhar!...

Um dia, soltaste minhas mãos,
dizendo que já era tempo de caminhar
sozinha... e eu caminhei,
mas sem nunca te perder de vista
neste meu novo caminho a seguir!...

Segurei, então, em outras mãos.
Acertei o compasso dos passos, com
certa dificuldade... eram diferentes dos teus.
Consegui, então, cadenciar os passos
em novos caminhos seguidos,
mas, sem nunca deixar de
tocar tuas mãos, buscando
a coragem e teus ensinamentos!...

Segui... dei minhas mãos,
para que outras pequeninas mãos
se segurassem às minhas.
Acalmei meu caminhar, para que
pequeninos pés, acertassem o compasso
de seu caminhar, junto ao meu!...

Seguimos por longo tempo assim, mas
não deixei de levar esses pequeninos passos
a conhecer os teus, que eram firmes e seguros.
Te amaram! Deixaram suas pequeninas mãos,
bem seguras, dentro das tuas!...

O tempo passou e, sem nos perguntar
se assim o queríamos, caminhou depressa...
Tão depressa que me levou até onde eu
não queira estar, e sentir então:

"O momento da Despedida"!

Precisavas seguir por um outro caminho.
Mãos soltas, no teu próprio compasso,
na cadência dos que voltam,
após cumprir a predestinada jornada!...

Seguiste, então,
numa Despedida silenciosa.
Soltaste minhas mãos, mas
não te soltei do meu coração,
Papai!

Tua Filha
Thais "Jacuí – Beija-flor"

4 comentários:

  1. Queridas Amigas Regina e Ilka.Deixo aqui o meu agradecimento maior, pela Amizade e carinho a mim dedicados na inclusão dos meus versos neste magnifico espaço "Expressão Mulher".Sinto-me honrada e feliz por estar aqui, junto a renomadas Poetas, somando em singelas Expressões, os meus sentimentos. Obrigada, muito obrigada. Aos Amigos que ora me leem, meu abraço terno e grato pela companhia, que abraça minh'alma. Beijo-os todos com ternura,
    Thais "beijaflor"

    ResponderExcluir
  2. Thais "beijaflor", QUE IMENSA ALEGRIA LER SUA APRESENTAÇÃO NESTE ESPAÇO CRIADO PELAS ESCRITORAS REGINA E ILKA.
    PARABÉNS, BELOS POEMAS, NUMA BELÍSSIMA ARTE, COM AFETO,EFIGENIA COUTINHO

    ResponderExcluir
  3. Thaís, amiga querida, seus poemas são belíssimos e você sabe o quanto adoro le-los.
    Parabéns por estar neste espaço maravilhoso!
    Ilka e Regina, obrigada meninas, por nos presentear com a Thaís "beijaflor"
    Meu carinho
    Beijos
    Sandra LC Perazzo

    ResponderExcluir
  4. Caríssima poetisa Thaís. Estive aqui no Blog “Expressão Mulher” e visitei a sua linda página. Parabéns pelas lindas obras que você oferece aos leitores internautas sedentos de boas leituras. Um forte abraço – Sardenberg

    ResponderExcluir

Web Statistics