JOÃO ROBERTO GULLINO homenageia FERNANDO PESSOA




DREAM
Fernando Pessoa
(do livro Poesias Coligadas)

Qualquer coisa de obscura permanece
no centro do meu ser. Se me conheço,
é até onde, por fim mal, tropeço
no que de mim em mim de si se esquece.

Aranha absurda que uma teia tece
feita de solidão e de começo
fruste, meu ser anônimo confesso
próprio e em mim mesmo a eterna treva desce.

Mas, vinda dos vestígios da distância
ninguém trouxe ao meu pálio por ter gente
sob ele, um rasgo de saudade ou ânsia.

Remiu-se o pecador impenitente
à sombra e cisma. Teve a eterna infância
em que comigo forma um mesmo ente.


RETRATO APAGADO
João Roberto Gullino

É o tempo que retorna na lembrança  -
no sorriso infantil do lábio puro,
de mãos dadas, trançadas pela dança
no envolvimento doce e prematuro.

É no frescor passante inda inseguro
daquela aragem que orna a juventude,
sabor de um enluarado claro-escuro
que nas noites de sonho tanto ilude.

É lágrima salgada da inquietude,
quando padece pela decepção
que na vida tropeça, estrada rude,
dum amargo sabor – separação !

                Igual retrato que, mesmo apagado,
                surge das profundezas do passado.




Um comentário:

Web Statistics