LÊDA YARA MELLO (Brasil)



























Sou Mulher
Lêda Yara Mello


Não importa a cor, raça e religião,
Se não sou bela ou sou escultural
Trago comigo herança ancestral
Que faz morada no meu coração.

Sou contraponto, ainda que esquecida,
Misto de santa e devassa, no sexo,
No corpo o côncavo que acolhe o convexo,
Na alma a doçura que ameniza a vida

Conduzo o ser que o meu ventre abriga
E no meu seio encontra a proteção amiga
Do alimento farto que precisa e quer

Pouco interessa se sou frágil ou forte
Sou alguém que, vindo, escolheu a sorte
De ser mãe, amante, amiga. Ser mulher.



Recomeço
Lêda Yara Mello

Hora de ir.
Guardo o silêncio de todos os sentidos,
para que possa absorver cada vibração
desta solenidade de réquiem.
Réquiem ao meu monólogo de amor.
Nada a chorar. Nada a lamentar.
Nem risos, nem flores,
nem mágoas, nem dores.
Nada a guardar.
Na mochila, único pertence:
a fé em mim mesma.
Bato dos pés a poeira deste chão.
A caminho!
Tempo de recomeçar.


Sonho de Ninguém
Lêda Yara Mello 

 
Por mais doces que sejam as fantasias
Nascidas das promessas desse olhar,
Teu descaso, tuas palavras vazias
Esvaziaram o amor, mataram o sonhar.

Queres-me, apenas, por alguns momentos.
Só frenesi, sem antes nem depois.
Fútil querer, pobre de sentimentos.
Desejo só, não faz história a dois.

Falando sério, não te quero assim,
Estranho caso sem princípio e fim
Que de tão frágil, em pé não se mantém


Sim, eu Posso!
Lêda Yara Mello

Sim, eu posso:
quando tomo consciência
de que sou única e insubstituível;
de que meu passado, presente e futuro
são o resultado das minhas escolhas;
de que o acaso não existe
e que cada acontecimento
é mensageiro de uma resposta.

Eu posso:
quando me questiono
e tenho a coragem de me assumir
com minhas virtudes e defeitos,
para me tornar melhor;
quando priorizo o amor
e percebo que eu sou a minha primeira experiência
- " Ama o teu próximo como a ti mesmo" -;

Eu posso:
quando estou atenta às minhas culpas e medos
e deles retiro os benefícios equivalentes,
para então libertá-los e libertar-me;
quando me dou conta de que a vida
não é um vale de lágrimas ,
mas uma maravilhosa experiência
de progresso para o meu espírito.

Eu posso:
quando, apesar de tudo,
me decido pelo Amor, pela Paz e pela Felicidade
que me foram destinados
e que nascem a partir de mim mesma.
Percebo, então,
que Ele e eu, juntos, somos invencíveis
e que a minha vida, então transformada,
já me mostra que
sim, eu posso!

Texto retirado do livro MEUS SONHOS
Autora: Lêda Yara Motta Mello


Um Lugar Dentro de Mim
Lêda Yara Mello


Uma longa viagem,
atemporal,
profunda,
real.

Como em perspectiva,
vi-me
no meu avesso,
nos meus perfeitos
e imperfeitos;
nos meus concretos
e irreais;
nos meus amores
e colhidos desamores;
nas minhas alegrias
e nas lágrimas libertadoras;
nos que passaram por mim
e naqueles por quem passei;
nas minhas idas, no meu indo
e no meu pretenso irei.

Vi-me,
sem disfarces,
no que sou.



Vem Cá!
Lêda Yara Mello


Vem cá meu doce, meu xamego, meu menino!
Esta ansiedade, desejo de te encontrar...
O teu abraço, o teu beijo! E termino
Sem conseguir lugar de paz para ficar.

Não adianta esse bico de zangado,
Fazer de conta que não ligas mais pra mim.
Eu sei que sou o teu xodó querido, amado
Vem cá meu dengo, meu viver, querer sem fim!

Pra te esperar, vestido novo até comprei,
Sandálias altas feitas com tiras douradas,
E um perfume dos melhores que encontrei.
Vem cá meu lindo, mata as saudades malvadas!

Chega depressa, desta semana não passes,
Para que saibas como sei amar gostoso.
Basta que eu sinta que me amas sem disfarces.
Vem cá meu sonho, meu rei, meu céu dengoso!



Vendaval e Brisa
Lêda Yara Mello


Chegas sem aviso e vais sem despedida.
Tua inconstância não é mero acaso!
Quando os sentimentos tratas com descaso,
Cumpres, iludido, teu programa de vida.

No palco do amor, encenas teus abraços,
Já memorizada a cena derradeira:
Partes, em remoinho, fazendo a poeira
Que cobrem as marcas feitas por teus passos.

Como um vento brando, junto a ti cheguei.
Do amor, o pólen, em teu coração plantei
Que, em meio estéril, enfim, não fecundou.

Para nós, assim, desfecho desigual...
Em minha vida fostes como vendaval,
Em tua vida fui brisa que acalentou.



Uma Noite de Amor
Lêda Yara Mello


Palavras sussuradas, afagos e carinho,
O beijo trocado, molhado em doçura,
Criando aconchego, preparando o ninho,
Selam o pacto lírico do amor ternura.

O brilho da chama na ânsia nascente,
Olhar dentro do olhar, reflete o lampejo.
Corpos que se dão, na ânsia crescente,
Explodindo, sôfrega, no amor desejo.

Sentidos acesos, livres embarcando
Na viagem cósmica rumo à emoção.
No fremir do êxtase, a larva brotando
Das entranhas quentes do amor paixão.

Corpos saciados, como em renascer,
Vestindo de novo o ritual antigo,
Antes que desponte o amanhecer,
Dormitam nos braços do amor amigo.
Vem comigo!
Pousa teus pertences
na carruagem do amor
e embarquemos leves,
rumo ao país do encanto,
onde o sonho e a realidade
fundem-se no calor
do encontro de duas almas.

Junta aos meus sonhos
os teus sonhos mais bonitos.
Celebraremos a dois
os milagres da vida em amor
e do amor em nossas vidas.

No acalanto do abraço
adormeceremos o cansaço
das lidas e percalços
que o viajor encontra
ao longo do caminho
na estrada do viver.

Acariciaremos sem medo
a criança que há em nós.
Deixaremos que sorria, livre,
descobrindo a vida,
crescendo em afetos.

Juntos colheremos
as flores que brotarem
da vida partilhada,
espargindo seu perfume
no nosso leito de amor.

Vem comigo!
E terás contigo a glória
de sentir-se amando e amado.
Compreenderás, então,
que uma vida é pouco
para quem ama tanto assim.



Tem Alagoana no Cordel
Leda Yara Mello

O verso do cordelista
nasce na simplicidade
de quem já nasceu artista,
Brinca com sinceridade,
do que se passa na vida,
sem fugir da sua lida,
cantando diz a verdade

Gosto de fazer cordel,
seus versos breves me encantam.
Estou certa que no céu
é cordel que os anjos cantam
ao som da harpa e da lira,
fazendo festa pra Deus,
que conhece os filhos Seus,
cordelistas que admira.

Nas Alagoas nasci,
um berço de repentistas
desde cedo conheci
os versos desses artistas,
pegam  um mote ao acaso,
rimam com categoria,
com versos de alegria
fazem o maior arraso.
                                                    
Igual goiabada e queijo
o povo gosta da rima
que é gostosa como um beijo
quem estiver triste, anima.
Ser cordelista é uma sina
que me deu meu Pai do Céu,
pois na casa do cordel
moro desde pequenina.



Rondel de Conhecer-te
Lêda Yara Melo


Eu te conheço como me conheço,
Teu cheiro, tua voz, teu jeito de amar,
Teu beijo, abraço que jamais esqueço.
Saber que escapa de tempo e lugar.

Tua visão da vida, o sentir, pensar...
Mergulhei fundo nesse teu avesso.
Eu te conheço como me conheço,
Teu cheiro, tua voz, teu jeito de amar.

Parte de mim foste desde o começo
Do eterno, sempre, estive a te esperar
Meu coração te dei, com todo aprêço
Pois tudo em ti me foi familiar.
Eu te conheço como me conheço.

3 comentários:

  1. Poeta Lêda Yara Mello, uma esperança para cada RECOMEÇO, mas eu fico com o seu "RECOMEÇO" que bate a poeira e se renova! Lindo poema!
    Abraços,
    Fizze Hernandez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fizze!

      Desculpe-me a demora em responder. Não pude acessar o EXPRESSÃO DE MULHER e, assim, somente hoje esta resposta é possível. Quero lhe agradecer pelo carinho do seu comentário. Para a pessoa que escreve é como uma carícia no coração. Receba meu abraço agradecido.

      Lêda Yara

      Excluir
  2. Caríssima poetisa Lêda Yara . Estive aqui no Blog “Expressão Mulher” e visitei a sua linda página. Parabéns pelas lindas obras que você oferece aos leitores internautas sedentos de boas leituras. Um forte abraço -Sardenberg

    ResponderExcluir

Web Statistics