MERCÍLIA RODRIGUES (Brasil)




























À Espreita
Mercília Rodrigues

Coloquei um ponto! Fim de linha.
Cansei-me da hipocrisia disfarçada,
Das bajulações que em ti continhas
Ao usar atitudes dissimuladas!

Muito aflorada na evidência nua!
Certeza de abrir-me a alma reta, 
Perdeu-se na sagacidade tua.
Traçou pra ti quimeras em tuas metas.

Quais os tolos chorei porque te via
Enganar-me em maldade pronta, crua.
A espreitar-me em armadilha certa!

Cansei! Lavei-me de ilusão tardia.
Com lucidez vi derrocada tua,
Ponto final da pura hipocrisia! 


Desvendar-me
Mercília Rodrigues

Sou o mistério que segue em teus delírios
Uma paixão acobertada em lua cheia ...
Quando em teu altar se acendem os círios,
Venho sondar-te a voragem que anseias!
 
Sou o incansável desejo encoberto,
Para tua enlouquecida noite escura!
Chego-me em teu silêncio e desperto
Teu desejo  permanente em tortura.
 
Na lucidez descobres, finalmente,
Que sou o teu pecado na tua loucura
Em noite silenciosa, de repente!

Abrem-se todas comportas em juras!                                                              
A noite, em cumplicidade silente,
Desvenda-me e sai apagando os círios ...


Chega!
Mercília Rodrigues

Chega de saudade, dize-me, ó tempo ,
que não há, em qualquer hora, contraponto,
ou um descarilho, nesse enfrentamento !
Sou nó cego que não chego a ser ponto .

 Saudade ? Basta ! Venha o esquecimento .
Gastei as reservas , estou no meu limite !
À liberdade faço meu convite ,
Coloquei escudo para o contratempo!

Do relógio mudei todos ponteiros,
A porta de entrada, hoje é só de saída ...
Pego  a vida, em passos sorrateiros,
Jogando ao vento beijos de partida !


... E Eu te Amei
Mercília Rodrigues

Nessa divinal luz de uma vivência,
Num despertar mágico da existência
Fez-se vida numa expressão do amor...
E o céu aberto cobriu-se em esplendor!

Enquanto a razão adormecida hibernou,
a aurora do amor imerso que imanta,
nos corações em que a luz se instalou,
ungiu-se na fé e força da alavanca!

Por labirintos da vida... segui.
Muita luz iluminando o caminho,
vencendo os desafios, eu antevi:
 esperava-me à beira do destino!

Trazia as mãos raladas pelos espinhos.
O coração palpitante, tão inquieto !
Amei-te entre urzes e desalinhos...

Mas a luz que me seguia bem de perto,
um atalho, no emaranhado, eu achei
para entregar-te o amor que resguardei!


Vazio
Mercília Rodrigues

Os luares já não são os mesmos .
Estrelas?Tocá-las só em pensamento...
Tolas canções se derramam a esmo .
Indefinível vazio de um  momento !
É noite ! Por que tão pugente a dor ?
Minha alma, recolhida em lamentos ,
desdenhando o aroma da flor,
arranhada por cruéis sofrimentos !
O vazio, superando as urgências,
transforma o torpor tão intenso
e recolhida nas minhas carências,
não vejo, ouço, toco ou penso !


À Espera
Mercília Rodrigues

Apressa-te pois, meu amor, a vida urge !
Comprometida com tempo de espera,
A esperança que me enlaça e ressurge,
Realidade despida de quimeras.

Vem para meus braços ! Estão vazios,
Prontos para acolher-te, meu senhor !
A distância prolongada em fastio,
Neste momento, perdeu o seu valor.

Hiberna o longo, sonho renitente,
Aflorando-se, n'alma, o dissabor
O valer do passado, no presente.

Há auroras  que somam em multicor.
Há arco-íris em noites entumescentes,
engalanadas à espera do amor !


Achaste-me
Mercília Rodrigues

Na boca de uma noite enluarada,
Silenciosa rua de alegria destruída,
Chegaste como se não quisesse nada
E sentiu-me uma boneca a ser possuída !
Tomou-me a boca trêmula de dor,
Buscando também em desatino
Apossar-se de meu corpo sem pudor,
Então, em lágrimas, falamos de destino ...
O suor que vertia em nossos corpos,
Confundia- se em falares tortos
E choramos por nós em desatino .
Não tinha nome, nem endereço certo,
Era desilusão que campeava, num deserto
Eu naquela esquina em noite crua ,
Entreguei-lhe tudo, até minh'alma nua.


Alguém
Mercília Rodrigues

Haverá sim, haverá alguém
que no encanto de ser, será!
No abraço a saudade que se tem,
por certo, a diferença marcará!

As horas não serão sentidas,
pois alguém estará nesta vida
a querer-me em ternura tanta
que de amor a minh'alma imanta!

Em cumplicidade nas carências
e compartilhadas urgências,
ainda sobrará ventura
e nos beijos haverá ternura...

Haverá sim, haverá alguém
a dividir, somando todo bem...
No corpo ardendo o calor
e na alma a chama do amor!


De Repente...
Mercília Rodrigues

De repente, meu amor, vestiu-se a aurora ...
De repente o sol, então, brinda o dia !
Era apenas um fiozinho que ia embora
da noite que se fez pura alegria ...

De repente, meu amor, nos encontramos,
na noite toda nossa de emoção,
pelas vias de entrelaces nos amamos...
Festejou, com amor, o coração !

De repente, meu amor, em nosso dia,
que em noite, se vestiu de mil promessas,
levando, com saudade, a fantasia
retida em nosso amor sem, qualquer pressa !

Com promessa que nosso olhar vigia,
ficamos pela vida enamorados
e assim, amalgamados de alegria,
juramos ser eternos namorados !

3 comentários:

  1. Querida amiga Mercília Rodrigues . Estive aqui no Blog “Expressão Mulher” e visitei a sua linda página. Parabéns pelas lindas obras que você oferece aos leitores internautas sedentos de boas leituras. Um forte abraço -Sardenberg

    ResponderExcluir
  2. Mercília, adorei entre outros seu poema Achaste-me.parabéns .
    Abraços,
    Tetê D' Oliveira

    ResponderExcluir
  3. COMENTÁRIO ORIGINALMENTE PUBLICADO EM 25-02-2014

    Cara Mercília, encontrei-me no teu poema "Amei-te", lindo demais, significativo e tanto! Enviei a uma pessoa que ficou encantada também: me disse ao ler, quem é Mercília Rodrigues, respondi não sei, mas o que ela expressou neste poema "Amei-te tem tudo aver comigo, com o que sinto por você! Hoje procurei muito por esta poesia que eu possuía manuscrita e não recordava aonde a havia guardado. Hoje a encontrei e tratei de fazer fotocópia, uma cópia colei na minha agenda. Então, em seguida quis te conhecer melhor? Quem é Mercília Rodrigues? Então entrei em sua página e pude ler e admirar as tuas poesias que me encantam! Um beijo querida, que Deus te abençõe e conserve sempre aquecido o teu coração para que possa mais e mais escrever tão lindos poemas. Olivia Moretto Candido Souza em MERCÍLIA RODRIGUES (Brasil)

    olivia souza
    em 25/02/14

    ResponderExcluir

Web Statistics