LUIZ POETA homenageia FERNANDO PESSOA




É claro que não considero minha poesia triste,  metafísica e profundamente reflexiva como a de Fernando Pessoa, por isso creio que jamais me permitiria um dueto que me aproximasse do seu carisma e da sua sensibilidade, mas fiz o que pude e, confesso, foi muito difícil pois considero-o um ícone para mim e para o meu trabalho literário. Inevitavelmente falei de amor. (Luiz Poeta)


"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?" (Fernando Pessoa)

QUANDO OLHO PARA MIM NÃO ME PERCEBO
Fernando Pessoa

Quando olho para mim não me percebo.
Tenho tanto a mania de sentir
Que me extravio às vezes ao sair
Das próprias sensações que eu recebo.

O ar que respiro, este licor que bebo,
Pertencem ao meu modo de existir,
E eu nunca sei como hei de concluir
As sensações que a meu pesar concebo.

Nem nunca, propriamente reparei,
Se na verdade sinto o que sinto. Eu
Serei tal qual pareço em mim? Serei

Tal qual me julgo verdadeiramente?
Mesmo ante as sensações sou um pouco ateu,
Nem sei bem se sou eu quem em mim sente.



OS ESPELHOS QUE ME DOU
Luiz Poeta
(Luiz Gilberto de Barros – às 23 h e 41 min do dia 19 de abril de 2012,
para a anímica e sublime sensibilidade da poesia de Fernando Pessoa)


Os espelhos que me dou não me refletem,
submetem meu olhar aos olhos teus
e se os olhos que me dás não são os meus.
quem me vê, quando os espelhos se repetem ?


O que bebo me degusta... quando o provo; 
cada gota mais feliz sempre se doa,
teu olhar é uma luz que sobrevoa
meu olhar, quando em teus olhos me renovo.


Se te vejo em cada espelho em que me vejo,
é no espelho que percebo, com ternura
que o sonho é a essência do desejo


que dilui toda carência em fantasia
porque quando o sonho move a criatura
a ternura se transforma em poesia.

3 comentários:

  1. Regina e Ilka
    Está muito bonito o blog, bela arte visual e rico conteúdo.
    Parabéns e sucesso
    Marilda

    ResponderExcluir
  2. Todas as vezes que, honradamente, visito este universo composto pela anímica sensibilidade das belíssimas estrelas que o povoam, e pelos astros convidados que complementam tanta sublimidade, fico embevecido diante das obras que leio, e ao mesmo tempo emocionado, porque tive e tenho o privilégio de conhecer pessoalmente algumas dessas belíssimas pessoas que deram a este grupo todo o sentimento que faz dele, pelo toque feminino, a verdadeira Expressão Mulher. Portanto, obrigado pela alegria que me dão não apenas de poder compor este celestial quadro de arte e poesia, mas principalmente pelo felicidade de poder aplaudir e reverenciar cada uma e cada um de vocês. Com afeto. Luiz Poeta - Luiz Gilberto de Barros

    ResponderExcluir
  3. "O que bebo me degusta... quando o provo;" - gostei dessa frase!

    Betina Silva

    ResponderExcluir

Web Statistics