EDA CARNEIRO DA ROCHA (Brasil)





SE FIZERES CHORAR UMA MULHER
Eda Carneiro da Rocha

Se fizeres chorar uma mulher que te ama
oferece-lhe flores e pára ,para pensar!..
Ela é só tua e não quer te ver chorar.

Dize-lhe sonetos de amor,
semelhantes a uma eterna canção...
Que fará muito bem ao seu coração!..

Lembra das juras que trocaram,
das Estrelas que viram,
dos lábios que se amaram,
para nunca mais se separarem!..

Nunca trates mal a uma mulher,
pois ela é a tua outra costela
que Jesus te ofertou, como alma e coração.

Sejam felizes, no pão de cada dia,
no carinho redobrado,
nas noites mal dormidas,
nas refeições trocadas,
nas juras eternizadas!..

Nunca a trates mal...
Mas se a tratares, sem o querer,
oferece-lhe flores, todos os dias
e conta as pétalas de vida que te restam,
faze desta mulher tua eterna companheira,
mas nunca faças chorar uma mulher.


PASSARINHO
Eda Carneiro da Rocha

Passa o ninho, passarinho,
passa até meu coração.
Me ajuda, passarinho
a conter minha emoção!

Hoje, quando, te vi,
pensei, apenas, em ti!
No pássaro pequenininho,
me esperando, em seu galhinho!

Passa a vida, Passarinho!
Passa horas, no seu poleirinho,
eu te esperando, neste ninho,
muito bem afagadinho!

Não te esqueças de voar.
De vir aqui me encontrar,
pois sem ti, pequenininho
é triste o meu penar!..

Vem, agora, passarinho!
Dá-me apenas um beijinho,
pra matar esta saudade
entrelaçada em nossos biquinhos!

Passa a vida, Passarinho!..


SONHOS DE UMA BORBOLETA
 Eda Carneiro da Rocha

Numa noite de verão,
como Borboleta,
saiu pelo espaço,
atrás de sua alma gêmea
que o convidava a bailar…

Dois seres no espaço,
sem nada para pensar…
Apenas o deixar amar…

Bailaram em voos siderais,
como seres alados que eram
presos por toda uma vida
do grande amor que os consumia!

Já não eram dois a bailar.
Apenas um a considerar
Visto a sombra deixada
em sua eterna fuga
deste mundo a contemplar!

Uma Borboleta levava consigo
a Arte de Amar.
sabendo que jamais estaria sozinha
neste lindo voo que ousara dar!


MEU LOBO INTERNO
Eda Carneiro da Rocha

Existe, como em todos nós!
As vezes, me dá medo!
Falo com ele sobre a vida,
passado, presente e futuro!..

Sorri!
Parece meu cavaleiro!..
Não quer que eu sofra,
que viva de ansiedades,
temendo um futuro que virá,
um passado, em que já paguei o preço,
um presente, em que vivo, temerosa!..

Não!
Diz-me ele!
Quero te ver ao clarão da lua,
em volta de uma fogueira,
em que serei teu amo cavaleiro e dono!
Em que possuirei teu coração,
serei teu lobo interno,
te tirando todas as mágoas,
te fazendo bailarina,
do meu rico coração!..

Me contarás as tuas agruras,
tuas verdades e mentiras,
teus sonhos e fantasias,
para que eu, lobo interno, que seja,
possa depurar de ti toda essa nostalgia!

Quero te ver bela e linda,
acompanhada por mim.
Não, como um fantasma temente
mas, como um amor triunfante,
que só viverá feliz doravante!..


AUSÊNCIA DE LAÇOS
Eda Carneiro da Rocha

Choro todo o amor compadecido,
não compartilhado,
não dado,
não amado! ..

Na tua ausência, quase total,
me senti um peregrino!..
E, como tal ,muito tenho caminhado,
te procurado,
para a recompensa de toda a falta
que me fazes!..

Um abraço, no laço, de um coração esparso.
Um beijo não trocado, pela tua falta!
Tua presença que não senti,
para realizar esse beijo tão prometido,
tão distante me senti!..

Mas, hoje, pego do tempo as horas.
Vôo ao teu encontro,
para te dar todas as flores do nosso caminho
espalhadas ao léu,
sem querer pisá-las,
somente amá-las,
para que não aches que a vida só passou,
que as flores não germinaram
nesse amor que não acabou!..


SE TRINCO, SE RACHO...
Eda Carneiro da Rocha
Se trinco, se racho,
me reergo, para a vida.
Digo teu nome,
canto para mim a mais doce canção
que só conhecem os que amam
sem perda da razão!..


Se trinco, me refaço.
Se racho, torno-me altaneira.
Sou aquela ave feliz
que com seu voo,
te absorve inteira!..


E,como fênix, revivo,
depois de todos os esforços,
para amar e ser amada,
faço a nossa canção
feita com o coração!..


Não há vida que me faça te esquecer,
porta que não me deixe entrar,
lua à que eu não leve o meu cantar,
pois te amando , assim,
refaço minha vida,
retiro todos os meus medos,
torno a te ninar!..


Se rachar, vou me tornar inteira.
Se quebrar, vou me fazer em una,
mas jamais te deixarei,
pois serás para sempre,
minha eterna companheira.



VIVO NO COLO DO AMOR
Eda Carneiro da Rocha

Amor, embala-me!
Dá-me teu colo, para repousar
meu corpo cansado de tanto lutar!
Ah! Amor, dá-me o sorrir da primavera
que está chegando...
A luz do Sol no meu coração,
as flores, como estrela guia,
debulhadas em botão.

A relva orvalhada, para pisar com meus pés cansados,
lutar por uma vida digna, contigo, Amor,
embalando os meus dias!
Mil quimeras d'alma sonhadas e revividas,
nas madrugadas frias e cinzentas !
Travesseiros recheados de carinho,
para abrigar minha cabeça,
povoada de sonhos!..
Que eu os possa sonhar, acordar e tê-los,
pertinho de mim , para poder realizá-los!..
Esquecer o muito que sofri na ausência da madrugada,
de teu corpo sem o meu, para me dar a sagração eterna,
de um gozo só meu!

Assim, Amor,embala-me! Não me deixes perecer!
Dá-me de novo este colo que eu tecerei
estrelas de sonho, para ti e para mim
e nos teus braços, finalmente, adormecer!..


Minha Idade
Eda Carneiro da Rocha

Queres saber minha idade?
Olha dentro dos meus olhos profundamente,
docemente!
Verás tudo o que imaginares!..
Não uma alma cansada,
não uma mulher madura,
não quem perdeu a esperança,
não quem a insônia não deixou dormir!

Antes, uma criança
que corre pelos prados
atrás das borboletas,
dos gamos e gazelas
de tudo que lhe dá vida!

Do cheiro do alecrim,
das flores esparsas
como um tapete de relva
que seus pezinhos palmilham...

Antes, alegria rejuvenescida,
vontade de viver, jovem como é!..
Nunca me perguntes minha idade!
Não a tenho!
Podes me dar à que quiseres.
Não me importo não!..
Se esse corpo de hoje está diferente,
a alma , essa, nunca mudou e nem mudará!
Não é uma alma atribulada,
plena de dor e desamor!
É uma alma cheia de encantamentos,
para te dar muito amor
que só conhecem os que amam,
os que ainda correm atrás de seus sonhos,
atrás dos beija-flores,
do canto das cigarras,
do sol que já desponta,
e da tarde que se vai.

Tudo isso é a minha idade,
junto a todo o amor que sinto
por mim e por ti.
Sim, porque preciso me amar também.
Dar-me um pouco de calor,
para aquecer esse
meu abraço que é só teu e meu.
Se quiseres ,ainda, saber a minha idade,
olha, dentro dos meus olhos e lá verás
a Idade do Amor!..

4 comentários:

  1. Passa o ninho, passarinho,
    passa até meu coração.
    Me ajuda, passarinho
    a conter minha emoção!
    Que mar de ternuras, poeta Eda Carneiro da Rocha!
    Abraços,
    Fizze Hernandez

    ResponderExcluir
  2. Eda Carneiro da Rocha19 de ago. de 2012, 00:02:00

    Querida amiga Fizze Hernandez,
    Obrigada pelo seu comentário que só hoje pude responder.
    Obrigada, pela sua atenção.
    Um beijo terno de sua amiga
    Eda

    ResponderExcluir
  3. Eda querida, é sempre um prazer imenso ler seus versos repletos de ternura! Amei sua página! Beijos. Ilze

    ResponderExcluir
  4. Querida poetisa Eda Carneiro . Estive aqui no Blog “Expressão Mulher” e visitei a sua linda página. Parabéns pelas lindas obras que você oferece aos leitores internautas sedentos de boas leituras. Um forte abraço -Sardenberg

    ResponderExcluir

Web Statistics