EUGÉNIO DE SÁ homenageia FERNANDO PESSOA





(Homenagem ao poeta Fernando Pessoa)
Eugénio de Sá

Foste quatro em vez de um
Até nisso foste um mestre
E em todos e cada um
Pra falar por eles nasceste;

Foste Caeiro, foste Reis
Foste Campos e Pessoa
Podias ser cinco ou seis
Pois nenhum de ti destoa

Mestre foste e serás sempre
Desta orgulhosa linguagem
Que nos embala p’lo mundo;

Pois tu, Fernando, fizeste
Renascer nos portugueses
O amor p’lo mar profundo!


Fernando Pessoa e Eugénio de Sá

Duas Visões - Um mesmo Tema


Quando é que o Cativeiro
Fernando Pessoa

Quando é que o cativeiro
Acabará em mim,
E, próprio dianteiro,
Avançarei enfim?

Quando é que me desato
Dos laços que me dei?
Quando serei um facto?
Quando é que me serei?

Quando, ao virar da esquina
De qualquer dia meu,
Me acharei alma digna
Da alma que Deus me deu?

Quando é que será quando?
Não sei. E até então
Viverei perguntando:
Perguntarei em vão.


Pergunta que me Faço
Eugénio de Sá

Pergunta que me faço
Carecida de resposta;
Serei escravo de um laço
Que no mau fado aposta?

- Porque ser de verdade
C’o a verdade de mim
É cousa da saudade
Que não eu sou mais assim

Nem gosto do que vejo
Do que sou, afinal;
Um proscrito sem pejo
Sem pejo, e sem moral

Mas diz-mo o coração
Que se quero mudar
Será mister então
Que a mim me queira amar


2 comentários:

  1. Bela, inteligente e justa homenagem ao poeta maior e, de quebra, a interação entre você e o Fernando Pessoa, simplesmente brilhante. Um grande e fraterno abraço ao amigo.

    ResponderExcluir
  2. Magnífica homenagem de Eugénio de Sá ao grande patrono do Expressão Mulher!

    Fraterno abraço!

    Maria João

    ResponderExcluir

Web Statistics