SANDRA LÚCIA CECCON PERAZZO (Brasil)






Quem sou Eu
Sandra Lúcia Ceccon Perazzo

Quem sou eu nesse imenso e infinito mistério?
Que caminho é esse do qual ninguém pode desviar?
Como me buscar se não me encontro
nas tentativas em que mergulho.
Busco alívio no movimento em torno das potencialidades humanas.
Nada é capaz de tirar esse conflito permanente.
Vivo em tempos de confrontos crescentes,
frustrações, decepções e medos.
Sempre com incertezas, inseguranças, numa luta constante com a contradição
entre o que sou e o que "deveria ser."
Quero manifestar minha potencialidade
de maneira valiosa,
como em tudo que vemos na natureza.
Quero ter minha expressão própria,
meu perfume, minha energia, meu lugar, minha força,
no Universo cósmico e na Natureza.
Sei que para esse meu buscar,
preciso reconhecer os modelos da natureza.
Preciso ser espontânea, seguindo minhas inclinações naturais,
observando os modelos mutáveis que existem, dentro e em torno de mim.
Preciso perceber minha alma em desenvolvimento...
Buscar a verdade, reverenciar a vida,
saudar a esperança e a fé com entusiasmo.
Preciso sair do meu esconderijo,
sair de trás da auto-defesa...
Preciso perder o medo de amar e estender os braços
para abraçar a vida,
com esse amor latente que habita no meu peito.


Sou...
Sandra Lúcia Ceccon Perazzo

Sou começo, recomeço, partida e chegada
Com histórias para contar e encantar,
O coração de quem só sabe amar...

Tenho na alma muitos corações,
Sou inspiração dedilhando imaginação,
Falando apenas com a emoção,
Construindo ilusão,
Despertando paixão,
Com pureza, com delicadeza,
Sempre com boa intenção...

Ainda que meio levada, danada,
Sapeca e até mesmo um pouco safada,
Sem qualquer receio, crio-me e recrio-me,
No despertar de cada manhã...

Sou sol, sou lua, sou chuva, sou brisa,
Sou vento, sou furação, sou maremoto, sou vulcão...

Sou também noite fria,
Sou estrela que brilha,
Sou orvalho que chora,
Sou ternura que namora,
Sou doçura que acolhe,
Sou punhal que fere,
Sou dor que machuca...

Sou esperança, fé e confiança,
Sou menina, filha, mulher, mãe e amante,
Sempre confiante...

Sou alegria, sou tristeza,
Sou tudo que sou,
Sou tudo que não sou,
Sou ainda tudo que fui e tudo que não serei...

Por isto, nasço e renasço,
Faço e desfaço,
Pois, sou apenas um espírito
Vivendo o humano que há em mim...

Aprendendo, saio pela vida,
Embalando todos os amores
Que tive, que tenho e que terei...

Embalo ainda,
Os amores que nem sei de quem são,
Mas são amores assim,
Como os seus,
Como os meus,
Como os nossos...

Pena que ainda nem todos compreendam,
Uma alma com muitos corações,
E o que fazem apenas, é
Julgar, criticar, rotular e condenar...

Não sabem o que sentem, nem o que são,
Querem apenas invejar,
Quem consegue, mesmo que sem sentir,
Despertar o amar e o sonhar...

Não têm histórias para contar,
Porque vivem apenas o egóico que neles há,
Ainda não perceberam a gostosura
Que é, viver, sonhar e amar!


Navego no Meu Mistério
Sandra Lúcia Ceccon Perazzo

Queria dormir todos os meus sonos...
Sentir o sereno embalar com o luar meus pensamentos,
refrescar com a brisa a dor que dilacera meu peito.
Queria ser um só pensamento e um só coração.
Mas meu ser naufraga nas marés do existir...
Sou muitos pensamentos, muitos corações.
Rolo nas ondas dos sentidos.
Meus anseios se perdem na minha memória.
Navego no meu próprio mistério,
guerreio com as minhas sombras,
adormeço no lençol da ilusão,
acordo coberta  de desejos.
Desperto paixões,
disfarço sentimentos,
proclamo  emoções,
para cada um dos meus muitos corações.
E como um dragão, 
exalo fogo que queima outros corações,
firo com espada o país da minha alma.
Sinto saudade de tudo que fui,
sinto saudade de tudo que não serei...
Assisto minha vida passando,
somando silêncios,
nesse meu jeito de existir;
Moldando realidade

entre a cruz e a espada
entre a luz e as trevas
entre o céu e o inferno
entre o mistério e a magia
de viver e conviver
de existir e ser...


No Fundo de Mim...
Sandra Lúcia Ceccon Perazzo

Estarás sempre no infinito da minha sede de ti...
Este meu amor vem da eternidade.
Sobre ele chove a saudade...
Saudade de todos os dias,
que esperavas pelo meu "bom dia"...

Em tudo estás e estarás.
Onde quer que meus olhos
e todos os meus sentidos estejam,
lá estarás, reinando absoluto.

Ainda estou viva,
em  meio a todas as mortes,
que o abandono me convida a morrer.
Viva, entre todos os assassinatos
que causaste em mim...

Ainda assim,
peço, que o teu sorriso
seja ave flutuando
sobre o meu silêncio...

 Peço, que a tua voz
seja eco ressoando em mim,
chamando-me de 'Amor'.

Peço, que teus olhos
 inventem esperanças,
em cada olhar que não vejo...

Peço, que tuas mãos
 plantem carícias,
em cada encontro que não são meus...

Peço, que tuas palavras
fiquem sempre na plenitude
do meu amor por ti,
pois sempre estarás aqui,
no fundo de mim...


Nestes Tempos Idos
Sandra Lúcia Ceccon Perazzo

Na ânsia de viver, quantos consentimentos...
Passos repetidos, constante caminhar,
Por entre as estranhas rotinas,
Nestes idos tempos...

Tristezas e alegrias ressentidas,
Sacudindo as lágrimas comovidas,
Em guisos de sorrisos danosos,
De tempo enfadonho, e nós, seres ruidosos...

Em tudo a mesma esperança,
Plantando silêncio nas palavras,
De qualquer evento nestes idos,
 Na expectativa dos que serão vindos...

É um novo tempo cheio de oferendas,
E a vida nua e crua com minutos audaciosos,
Arquiteta sonhos dormidos, adquiridos, como prendas,
Vasculha o nosso relógio com olhos piedosos...

E, nós, elaboramos na inocência do contratempo
Os ponteiros do destino com abrangência,
Gerando planos até com uma certa prudência e coerência,
Como se fôssemos nós os donos de todos os tempos...


Retorna sobre Ti Mesma
Sandra Lúcia Ceccon Perazzo

Sobre a tua cabeça, flores silenciosas,
Ornamentam tua túnica de primaveras,
Embalam sombrias tua nudez tão morta,
Que a tua fadiga medonha e feroz comporta...

Ah! quanta ingratidão tem no peito cravada,
Refletindo no teu rosto marcado e talhado,
Ah! quanta dor a crescer no teu sofrimento,
Que é natural que a tua alma chore abafada...

Todo este teu lamento, toda esta tua angústia,
Que mastigas em tuas veias com fome,
Brilha neste teu mistério sem nome...

Mas deixai em nome do beijo não dado,
Em nome do teu corpo não tocado,
Em nome da tua alma não alcançada...

Retorna sobre ti mesma,
E descobrirá o poema...


A Vida que Plantei
Sandra Lúcia Ceccon Perazzo

Sento-me a beira do dia,
Vejo passar a vida que plantei...
Foi tudo tão mecanicamente rápido,

Que não dei conta:

Da noite que circulava,
Do vento em minha pele,
Do sol batendo continência para o dia,
Da lua desfilando em retirada,
Do sorriso singelo que não foi retido,
Dos convidados que da festa partiam,
Da ausência da serenata...

Ah... nem mesmo dei conta:

Do próximo cada vez mais distante,
Da bondade adiada,
Da voz em abandono,
Do progresso alucinante,
Do silêncio não ouvido,
Do carinho adormecido,
Da corrida do homem arrogante,
Dos olhos cansados dos que têm esperança,
Da melodia não cantada,
Da flor não brotada,
Da ternura em abismo,
Da vergonha que se escondeu,
De tudo que não nasceu...

Dei  conta somente:

Da verdade que morre em meu silêncio,
Dos horizontes que imagino,
Da beleza muda do filantropismo,
Do instante que passa,
Da omissão da ajuda,
Da ignorância do conformismo,
Das buscas que não busquei,
Dos sonhos que não sonhei,
Dos amores que abandonei,
Dos objetivos que não realizei,
Da música que renunciei,
Da dança que não dancei,
Da ilusão do reconhecimento,
De todas as despedidas,
Dos regressos que em vão esperei,
Das idéias escondidas,
Da tristeza do dia que não verei nascer,
Do som de uma nova vida, que não verei crescer...

Hoje...
Ah... hoje... apenas dou conta:

De tudo que fui,
De tudo que nesta vida não serei,
Da capacidade da imortalidade,
Da fidelidade do ponteiro da vida,
Caminhando para a eternidade...


Palácio Secreto
Sandra Lúcia Ceccon Perazzo

Pobre menina,
Entregou sua agonia para o delírio,
Foi viver no seu palácio secreto,
de sonhos guardados,
de amores imaginados,
de paixões escondidas...

Foi lá que sua demência deu flores,
fez nascer estrelas tagarelas,
grilos falantes,
pirilampos brilhantes.

Juntos, moldaram os sonhos,
os amores, as paixões,
Afagaram todos eles com
ternura, carinho e meiguice,
Abençoaram com
afabilidade, doçura e carícia.

 Num diálogo sempre amoroso,
de pura sintonia com o divino,
a pobre menina já não sentia
a tristeza da saudade
nem sequer lembrava
dos amores que deixou
e numa linda  fada se transformou...

E foi com os grilos, com as estrelas,
com os pirilampos, com as flores,
que em lago de cisnes
ela passou o resto de sua vida
e nunca mais sonhou...

14 comentários:

  1. Sandra querida!
    Parabéns por mais um lindo presente, você merece com certeza!Ilka e Regina, vocês estão de parabéns, o blog é um luxo!!
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone querida, obrigada, muito obrigada pelo carinho da sua visita e do carinho de suas palavras.
      Eu aqui emocionada e grata a Ilka e Regina...
      Beijos ternos e carinhosos
      Sandra

      Excluir
  2. Sandrinha,

    Que bom vê-la em um site como este, cheio de magia e encantamento. Parabéns, querida, seus poemas são realmente maravilhosos e merecem estar aqui.
    Parabenizo as fundadoras de Expressão Mulher, aplaudindo essa bela iniciativa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ruthinha querida,
    Lindo demais este espaço mesmo. Fiquei muito feliz de estar aqui no meio dessas feras da Poesia.
    Muito obrigada pelo carinho de suas palavras e pela visita, amiga do coração.
    Beijos
    Sandra

    ResponderExcluir
  4. Querida Amiga e excelsa Poetisa Sandra.Parabéns pelo dom da poesia que neste magnifico trabalho das queridas Ilka e Regina, enaltece a Expressão Mulher!!
    Parabéns meninas e excelsas Poetizas Regina Coeli e Ilka Vieira por esse belíssimo espaço, onde a Arte e a Força da Mulher convertem-se em Poesias!!
    Abraços ternos, Thais "beijaflor"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, menina "beijaflor", seu voo perfumado relando em nossas almas nos faz muito felizes.
      Obrigada, muito obrigada amiga querida.
      Beijos com muito carinho
      Sanzinha

      Excluir
  5. Sansan, fiquei emocionada de ver esta homenagem tão merecida a você! Parabéns linda amiga, iluminada! Lindas poesias suas, como sempre! Beijos no coração da sua amiga Inês Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês, amiga do coração,
      Muito obrigada por todos os carinhos que me dá.
      Lindo este espaço, né!
      Sou muito grata a Ilka e a Regina.
      Beijos com muito carinho e saudade
      Sanzinha

      Excluir
  6. Inês querida, amiga do coração, muito obrigada pelo carinho que sempre me dá.
    Viu só que lindo este espaço?!
    Só me resta agradecer eternamente as amigas queridas, Ilka e Regina.
    Beijos com saudades e carinhos
    Sanzinha

    ResponderExcluir
  7. Parabéns San, você nos orgulha, poeta!
    Sempre criativa e harmoniosa nas suas poesias carinhosas e elaboradas com graça, sensibilidade e muito amor!
    Você nos deixa orgulhosos por sua obra no bem!

    José Maria Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, amigo querido,
      Viu só que espaço lindo!
      Obrigada, muito obrigada Zé, pelo carinho de suas palavras que tão bem fazem para o meu coração.
      Beijos
      San

      Excluir
  8. José, amigo querido,
    Viu só que espaço lindo!
    Obrigada, muito obrigada pelo carinho de suas palavras, que tão bem fazem para o meu coração.
    Beijos carinhosos
    San

    ResponderExcluir
  9. Querida poetisa Sandra Lúcia Seccon Perazzo . Estive aqui no Blog “Expressão Mulher” e visitei a sua linda página. Parabéns pelas lindas obras que você oferece aos leitores internautas sedentos de boas leituras. Um forte abraço -Sardenberg

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandrinha, desculpe a demora, mas só hoje tive condições de entrar aqui neste lindo Blog que fizeram para você. E como sempre, você é merecedora destas artes nobre, por ser tudo o que é e ainda será, por esta pessoa Iluminada e querida por todos, por seus poemas que, emocionam nossos corações.
    Sou muito feliz e tenho muito orgulho por conhecer uma pessoa tão linda assim como você!
    Deixo aqui meus parabéns a você e suas amigas Ilka Vieira e Regina Coeli pelo bom gosto e luxo deste Blog. Grande beijo em seu coração desta que a admira muito!Ediane.

    ResponderExcluir

Web Statistics