RIVKAH COHEN








Eu tenho um Rio   
Rivkah Cohen

Eu tenho um rio que passa dentro de mim,
ele me levou a tantos lugares
que não sei se minhas histórias são minhas
ou dos lugares de onde vim!

Trago comigo o choro de quem quer viver,
trago o lamento por onde fui passando
que mesmo não querendo, tive que ver!
E às vezes ainda me pego chorando

de uma saudade que só me faz padecer!
Trago a expectativa de uma correnteza
que não sabe onde vai parar,
mas tenho comigo a certeza
que um dia ainda há de mudar!

Ninguém pode ajudar,
ninguém pode me socorrer,
pois é um volume de água tão grande
que tem mesmo que escorrer!

Enquanto estiver machucada,
só resta escrever
até que ele encontre uma enseada
e eu possa, enfim, viver!


Morte da Ave
Rivkah Cohen

Pesada..
agonizando minh'alma,
indignada,
me arrasto.
Olham
buscando uma fala
e mais uma vez se calam.

São minhas as asas,
é meu o corpo pesado,
mas não existe
por parte da senhora, do senhor
nenhum embaraço?
Acham mesmo
que o Cosmo não se contrai em dor
com esse descompasso?

Meus pulmões se fecham,
dos meus olhos brotam sangue
enquanto é tudo festa,
no mundo dos homens!

Cambaleando
darei meus últimos passos
e se aliviarão pensando..
Que bom que não demorou tanto..!!


Selva
Rivkah Cohen

Que selva é essa
que não nos dá saída
e a trégua
é a parte ruim da vida
que se tem que engolir?

E essa sujeira impregnada na vidraça
que bem não cheira
e todo mundo disfarça
pra poder seguir?

Uma contradição nojenta,
uma felicidade que não se sustenta,
como não reagir?!

Sou feita de outro barro
o que me agonia, eu falo
não sou de fingir.
Se pego meus pedaço e parto
é porque não dá mais pra mim...


Em um Adagio
Rivkah Cohen

Pensamentos.. .
não os consigo conter!
Meus olhos vão a todos os lugares
e não páram em nenhum,
como se não tivesse o que ver!
Meus dedos, no teclado,
mostram as letras mais comuns
que desejam percorrer
e apesar dos pesares
não levantam o passado,
pois vêem uma lágrima escorrer..
Sobre a mesa,
o papel em branco
e nele, pareço ver as letras
que num modo franco jamais vou ler..
Escorre um verbo no tempo errado
como se fosse escalado
para me enrubescer!
Olho para o alto, para o outro lado
e tento esquecer o que não se manifestaram,
pois está a tantas chaves fechado
que em um adagio os vi adormecer..


Atriz
Rivkah Cohen

De vermelho chegou,
Se fez feliz
e ninguém acreditou..
Não se via,
em seus olhos nenhuma estrada,
nada rompendo o dia,
iluminando a madrugada!

Seu riso não convencia,
não trazia brilho,
alegria, nada.
Como se a lua chegasse
e não prateasse..!

De repente, não mais que de repente
como desenho feito em giz,
a fantasia se desfez,
num antecipado fim.
Algo lhe acordou
ou lhe doeu,
o script de feliz acabou
ou se perdeu!

E ali, bem diante da gente
sua cabeça caiu,
pendeu,
veio para frente,
sem a intenção de ouvir:
BIS!


Hoje sou Magrugada
Rivkah Cohen

Existe um momento
que só olho
e não envio informação lá para dentro.

A cada minuto desboto
como se a cor estivesse em leilão
e eu não participasse do evento.

Bati na parede do meu coração
e a porta se abriu,
qual casa abandonada
e vi quando a emoção saiu
um tanto desorientada.

Não sei se estou só cansada
ou já não dou sinal de vida.
Sei que hoje sou madrugada
em rua que não tem saída...


Melindrada
Rivkah Cohen

O dia nasce
com salpicos de chuva
e de forma bela, se faz encantado.

Com a facilidade
com que me iludo, fujo...
Caindo sobre mim, a seiva do passado.

Debato-me
entre o presente e o futuro
com pétalas, visivelmente, machucadas.

 Olho nos olhos do mundo
e ele não me antecipa nada! 

Arrisco uma esperança no hoje
não esquecendo as que foram apagadas,
afinal, não habita no longe
o que me deixou assim, melindrada...


Finalmente Sorri
Rivkah Cohen

Eu te disse,
não demora!
Pedi tanto
e apesar do meu pranto,
foste embora..
   
O dia anoiteceu para mim,
os anos se arrastavam numa demora sem fim
e tu não voltavas..

Pouco de mim estará aqui..
Meu olhar,
o podes encontrar
nos sonhos que eu desenhava;
minha alma foi atrás,
foi buscá-lo, pois nunca mais
voltou p'ra mim!

Andei mais de milha,
aqui me deitei,
à terra quis me unir,
e por terminar
minha guerra, minha sina,
finalmente, sorri...


Despedida Sem Abraço
Rivkah Cohen

Se é para ir,
não me abrace!
Já basta o que levas de mim!

Meus sonhos,
que de ti eu construía,
em mil pedaços
os vi em ruína
e vens me falar em abraço?
Já basta o que levas de mim!

Meu riso,
minha alegria
juntas por um laço me entregaste,
e vens me falar de abraço?

Mal me olhaste,
pouco balbuciaste,
como se o que me entregaste fosse pouco..

Minha vida,
como um louco despedaçaste
e vens me falar em abraço?

Já basta o que levas de mim!


Breve Instante
Rivkah Cohen

Como um tornado
pintou meu mundo de dourado,
mudou tudo de lugar,
meu olhar ficou iluminado,
até meu rosto
vi brilhar!
Abriu janelas,
descobriu espaços,
percorreu vielas,
mas sem estardalhaço,
como se viesse pra ficar...

Assim como veio
foi embora
deixando triste a minha história...
Em cada lugar
ficou escrito
que existiram instantes bonitos
E agora,
a tristeza governa,
dá ordens,
xinga,
berra,
mostrando bem
quem vai mandar...


Várias de Mim
Rivkah Cohen

Olhos sempre no presente,
às vezes um pulinho no futuro,
mas o achando tão distante,
por isso mesmo, não o procuro!

Poeta ou pensante?
Militar ou civil inseguro?
Por uns instantes
penso ser isso tudo!

Nunca sei quem está presente,
mas uma coisa sei, não recuo!
Ajo como um comandante
de sonhos amplos, sem muros!

Que eu viva
meus sonhos mais brilhantes!
Não aceitarei
vê-los no escuro!


Labirinto
Rivkah Cohen

Não sei se o receio
o faz fixar em mim.
Com os olhos vermelhos
acho que já não existo
se não o atravessar!
Não durmo,
vigio,
calculo,
faço exercício
e não me vejo relaxar.
É muito doido tudo isso,
mas às vezes penso
que aqui virou o meu lugar!
Talvez da realidade
só falte o visto
ou mesmo um aceno
para me mudar...


O Acertar!!!
Rivkah Cohen

Como é difícil o acertar!
Tem momentos
que um de nós dispara
e nossa outra parte
tem que ir buscar...

Se a razão está acertando,
o coração faz tudo para atrapalhar!
É um duelo constante
que é difícil apaziguar.
Sei bem o que estou falando!

Se um corre para a felicidade
o outro tenta segurar...
Se um quer ver a verdade
o outro faz questão de ignorar!

Vá se entender!
Eu mesma
já nem espero compreender!

Não bastando, ainda tem os
que fazem questão
de dizer que você está errando!
Haja coração!

Assim é a vida...
E nos é quase impossível empatar!!!


Basta estar Vivo
Rivkah Cohen

Pode sim!
Basta estar vivo
para ouvir
seu nome em meio ao riso
e virem lhe abraçar!

Pode sim!
Basta acreditar no sonho
que ouvirá
no meio dos escombros
uma voz a lhe chamar!

A maldade humana
pode colocar cada um
em um canto,
mas não impedirá este encontro,
como não apagará as manhãs!

Já vi de tudo nesse mundo!
Vi de um olhar
triste e profundo,
um brilho surgir;
Vi num homem risonho,
só a poeira de um sonho
e uma lágrima cair;
Vi o ser que ama
sair do abandono
e novamente se unir.

Basta estar vivo
para que a luta
termine em riso;
para que no ar,
no meio da chuva,
se ouça guizo
e volte a acreditar!

É só
não permitir
que lá dentro morra;
que com tristeza,
a esperança escorra
e para um céu de estrela
se entregar...


Prometa-me!
Rivkah Cohen

Joga tuas flechas
para depois ter que buscar.
Mira o infinito.
Tenta aos céus te misturar.
Vai....!
Nem que seja sozinho,
segue além mar!

Lá....
onde parece que termina
é que tudo pode começar.
Bate forte tuas asas,
não tenha receio em ousar.

Se alguém disser que não podes
é porque já aceitou estagnar.
Não segue por este caminho.
Cada um tem seu destino
e tu podes alcançar!

Sonha!
Sonhando é que se plasma
e em algum lugar há de edificar.
Brinda!
Erga uma taça!
Prometa-me não deixar de sonhar!


Aproveitando a Chuva
Rivkah Cohen

Já que fora de mim
o mundo chora,
fecho-me
em minha história
e choro
esta saudade sem fim.

Assim vou levando a vida
na ausência tua..
Ora
fingindo alegria,
ora.....
aproveitando a chuva.


Sou Pássaro
Rivkah Cohen

Sou pássaro que venho de longe,
meio ferido, meio esgotado,
com o que nos céus voa e é cruzado
e o estadalhar não se esconde....

Meio franzino, meio baleado,
mas nem pensem que me sinto sozinho,
uma Ave Mãe
tem sempre me acompanhado.

Não junto a mim,
de forma estampada,
mas dentro, aqui,
óh Mãe amada!

Sou pássaro, por aqui, estranho,
pouco me ouvem cantar
e só precisando
é que volto a voar!!

3 comentários:

  1. Rivkah Cohen, teus versos trazem dor profunda com transparencia e eu te abraço ainda mais nessa dor quando ela fala dos conflitos no poema O ACERTAR, porque não é a vida, mas nós nunca trilhamos para acertar, sempre nos perdemos porque deixamos de ser inteiros no meio do caminho, que pena! Amei teus versos e já vi que tens um site, vou visitá-lo com prazer. Obrigada. Raquel Nonatto

    ResponderExcluir
  2. Prezada poetisa Rivkah, o seu nome já é um grande destaque, mas sinto na sua poesia a simplicidade e doçura da alma que lhe conduz à belas inspirações e, no Expressão Mulher, unindo seu coração aos corações de mulheres que aqui se apresentam, faz ainda mais de Rivkah uma estrela solar. BREVE INSTANTE, lindo poema que fala da ternura e da força de Rivkah.
    Abraços sinceros,
    Inácio Monteiro

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rivkah, amei seu estilo poético e deixo-lhe um abraço sem despedidas (porque volto!) para sua DESPEDIDA SEM ABRAÇO, lindo poema!

    "... Minha vida,
    como um louco despedaçaste
    e vens me falar em abraço?
    Já basta o que levas de mim!"

    Soraya Simões

    ResponderExcluir

Web Statistics